Fernando da Farmácia pede informações sobre fornecimento de aparelho para o controle de diabetes
No documento, o parlamentar explica que o aparelho mede automaticamente e armazena de forma contínua as leituras dos níveis de glicose do paciente ao longo do dia e da noite, sem a necessidade de aplicações no dedo. Em diversos casos, Fernando destaca, o aparelho é imprescindível para o controle da doença.
“O sensor permite que o paciente consiga visualizar sua curva glicêmica nas 24 horas do dia, sendo essencial para evitar picos de hiperglicemias e hipoglicemias com correções mais precisas nas dosagens de insulina.”, diz Fernando.
Ainda segundo o vereador, usuários da rede pública municipal de saúde têm reclamado da negativa do fornecimento do aparelho. “Aqui em Americana, há relatos de americanenses que, mesmo comprovando a necessidade de monitorização contínua, tiveram o pedido para fornecimento do aparelho negado e acionaram a justiça”, acrescenta.
O autor pergunta no requerimento quantas pessoas são assistidas pelo poder público no fornecimento de insumos (tiras, canetas, lancetas, glicosímetros) para o tratamento e acompanhamento da doença; se cabe ao município ou ao estado o fornecimento do Sensor Libre; e, caso a disponibilização seja de responsabilidade do município, quantas ações judiciais foram feitas pedindo o fornecimento do aparelho.
Fernando questiona, ainda, se existe a possibilidade de implantação de programa semelhante ao de outras cidades para o fornecimento gratuito do aparelho à população. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (18). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Comentários
Postar um comentário